quinta-feira, 1 de março de 2012

O mito de Sísifo


Quando não se pode ser mais você mesmo, por motivos externos a sua vontade, como pela dor, como por exemplo aquela, que é primeira coisa que você sente quando acorda, a ultima antes de dormir e em alguns casos você mesmo sonha com ela, como um espeto atravessado em seu quadril, você procura artifícios, distrações mesmo refúgios, mas o “crônica” em seu titulo não é em vão. Me escondo de mim mesmo sempre que posso, nos livros ,sempre que encontro novas paginas e hoje, paginas cada vez mais raras, e mais distantes de mim, ou no primeiro programa pseudocultural que passa na televisão, alguns requisitos me permito, supostamente estar aprendendo alguma coisa, seja como sobreviver na Siberia ou como fazer kibe... crú.

A algum tempo conseguia fugir de minha própria percepção escrevendo, mas no entanto tenho sentado menos e menos para escrever, claro que quem me conhece sabe que me sentar, é uma figura de linguagem, propriamente dito não me sento nunca, ou nunca que posso pois escrevo deitado, na verdade, faço tudo deitado, cortesia dos parafusos que carrego em minha “super” coluna, que por sinal me deu o desprazer de quebrar, sim hoje em dia não tenho mais 6 parafusos na coluna, tenho 5 e ½ porque um maldito esta quebrado.

Eu poderia falar de probabilidades, afinal já fui a Las Vegas jogar poker, fiz daytrade em ações e opções na bolsa, sei do que falo quando digo: quantas são as chances de alguém com 25 anos ter problemas de coluna, quantas são, destes problemas serem tão sérios de se ter que operar, ou quantas são de a maldita operação não dar certo e se ter que viver anos com dores crônicas, e agora o mais recente, o “creme de la creme” ,ter um dos parafusos de titânio quebrado e pinçando os nervos do plexo lombar?

Alguem poderia logo supor que escrevo isso por ter pena de mim mesmo, estar em um momento de fragilidade e eu diria que esta absoluta e incondicionalmente certo, não sei o que fiz ou a quem fiz para ter que viver e suportar ou mesmo merecer tudo isso, ter como companheiro inseparável uma maleta de remédios não era exatamente o que sonhei em minha meninice para meus dias de hoje. Adquirir conhecimentos farmacológicos de nível de pós-graduação tão pouco era uma informação que almejava ter, não vou nem falar sobre anatomia da coluna humana...

Mas hoje tudo mudou, a vaga noção de um problema se desfaz diante de algo concreto e imutável, a porra esta quebrada e não sei como irei enfrentar uma nova operação, não sei se vou conseguir. Os médicos que consultei ate agora são todos unânimes, em tirar todo sistema dinâmico que carrego na coluna com parafusos moveis e colocar pinos tradicionais que transformariam minha coluna que algo fixo, imóvel . Não fosse a duvida que paira sobre se isso realmente funcionaria, vem o temor da lembrança do pós operatório, da dor excruciante dos primeiros dias, da maldita comida do hospital, do entorpecimento da morfina das primeiras semanas, da falhas e brechas da memoria de todo o período e da solidão das horas, dias e semanas que irão virar meses, saber que o corte irá demorar uns 6,7 ou 8 meses parar cicatrizar, se não mais... Dizem que os problemas sérios e como os superamos são divididos em 5 partes: Negação; Raiva; Barganha; Depressão e Aceitação, não sei exatamente onde me encontro, mas troco de lugar com qualquer um que queira, na hora! Só sei que, do meio pro fim, vou pular direto para a aceitação afinal a depressão é estado permanente.

5 comentários:

Unknown disse...

Nossa, muito lindo!
Bjos, sempre!

I Loove my PET disse...

Daniel!
Parece que você está contando parte da minha história também... até esse momento, não tinha "conhecido" ninguém que tivesse passado pela tão temida cirurgia de coluna e tivesse essa complicação do parafuso quebrado.
Meu nome é Celina, sou de Joinville/SC, tenho 27 anos. Fiz a cirurgia de coluna em junho de 2009 e nunca fiquei realmente bem.... agora no dia 10 de março de 2012 senti um dos meus quatro parafusos quebrar... sei bem o que é essa dor que você reclama, e também sobre as medicações e a anatomia da coluna... se você puder me responder por e-mail me dizendo qual é a sua lesão e o porquê da cirurgia e se você tem alguma ideia do porquê desse bendito parafuso ter quebrado, eu agradeceria muito, porque não sei mais o que pensar, principalmente da próxima cirurgia que vou ter que fazer....
Obrigado... meu e-mail: celi_letycia@hotmail.com

Abraço,
Celina

Unknown disse...

Olà Daniel!!!
Como vai???
Conheci o seu blog hj, e então, vc já fez a nova cirurgia? Se vc quer ânimo eu te dou o meu testemunho de que tudo pode dar certo, e um dia dá!!! Eu tenho SÓ 26 parafusos! E tenho uma vida normal, mesmo com a minha coluna fixada! Basta ter fé e força de vontade, e claro, um ótimo médico!
Estou a disposição para te ajudar a superar esta barra, que não é fácil, eu é que sei!
Um abraço!
fabi.bborges@gmail.com

Nanda Montanaro disse...

Em 2011 aos 24 anos eu fiz uma artrodese lombar completa. coloquei 8 parafusos, 2 extensores e 3 alargadores. Eu tinha 3 hérnias de disco, de L3 a S1. duas eram extrusas e estavam comprimindo meus nervos. Eu sentia dores horríveis, não consegui andar, não conseguia dormir de tanta dor. Tive sinal de lasegue na minha perna esquerda e até hoje ela naum se recuperou totalmente. Meu nervo estava quase necrosando e se rompendo. FIz uma cirurgia praticamente emergencial. Me lembro perfeitamente a dor e o horror q eh o pós-parto. Uma dor q nunca mais queria sentir. e tirar os pontos então? Nossa... parecia q estava rasgando a minha carne... Mas eu passei por tudo isso, com mta força e determinação. Nunca reclamei ou chorei, nessa época sim eu sei q fui mto forte. Em dezembro de 2012 eu comecei a senti mta dor na minha coluna novamente. Fui ao médico e descobri q aqlém da artrose q já me acompanha, estou com artrite nas articulações sacro-ilíacas. resultada, terei q fazer um procedimento de rádio-frequencia. Ok, dizem q é tranquilo, e passando essa dor horrível q me leva ao médico quase toda semana desde de dezembro, eu aceito. Pq tomar, tylatil, tramal, decadron e mais uns 2 q eu esqueço o nome, toda semana, não da mais, minhas veias pedem arrego. Fazendo os exames pré-cirúrgicos, sexta -feira descobri através de um raio-x, q 2 parafusos, ambos em L3 quebraram, fiquei totalmente sem reação e atordoada. Meu maior medo se concretizou... provavelmente, terei q substituí-los... Como faz mais de um ano que postou isso, acredito que já tenha operado. Espero de coração que tenha se recuperado bem, pois eu te entendo e passo exatamente pelo mesmo q vc, e isso definitivamente é algo q não desejo a ninguém. Com 26 anos terei operado a minha coluna 3 vzs. tenho uma doença incurável e dolorosa chamada artrose. Mal consigo trabalhar e não sei se um dia poderei ter filhos- já tenho um, mas foi antes de operar- mas gostaria de ter outro. Me sinto uma completa inutil mtas e mtas vzs, principalmente, por estar mais de licença no trabalho, do q trabalhando, ainda bem q sou funcionaria publica, pq senão, já teria sido mandada embora há mto. QUe Deus nos proteja, cuide e abençoe. Estimo suas melhoras. Até mais

Monica disse...

Meu amigo ,estava eu hoje pensando que essa semana vou marcar minha cirurgia de rizartrose na mão , e colocar um pino e dois parafusos, alem dos 16 que tenho na coluna e dois no ombro. Lendo seu depoimen tudo isso
to e sendo vc tão jovem me vi exatamente como vc descreveu , sendo um nada na uti cada acordar dolorido é uma experiência única e exclusiva de quem tem nossos problemas. Achei sempre que devia aguentar e que eu estava sempre exagerando, vc me mostrou que não sou a única a sentir tudo
isso e que tudo é real companheiro.Vc é um escritor maravilhoso e deveria fazer uma compilação de nossos depoimentos , até pq da um baita livro .vamos começar?Depois da opera.cão essa semana ou na outra vamos nos falar? Tenho ainda um agravante, com 66 anos ninguem quer saber da velha chata com dor e estou isolada, infelizmente. Sou jornalista e posso tabelar ,montar questionarios estatisticos e participar de
grupos de ajuda por skypememajudarmos a quem está entrando nessa dolorosa fase da vida. Enfim força para vc (como se isso fudesse ser possível) ou desejar MERDA como fazem os artistas antes de entrar num palco. Ja estamos na cama palco e na merda também então, vamos la? Parabéns pelo texto.

Site Meter