quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PORQUE ASSISTI MATRIX MAIS DE 50 VEZES ...2.0

Matrix também me faz lembrar de Sócrates, o sábio que mudou o panorama da Filosofia e da humanidade, fundador da ética e da filosofia moral. Por sua causa, as pessoas passaram a se interessar e a estudar, não apenas a realidade exterior, mas a interior.
Sócrates, no seu tempo, também foi atrás de um "Oráculo", e este previu ser ele o homem mais sábio dentre homens. Todas as pessoas achavam isso, menos Sócrates. No filme, todos acham que Neo é o "Escolhido", menos ele.
Para Sócrates, a sabedoria consiste no reconhecimento da própria igno­rância, o que envolve o abandono de ideias preconcebidas. Isso tem uma profundidade imensa. As pessoas não questionam, são ignorantes (não co­nhecem). Elas buscam um caminho um tanto controverso, sem nenhum fundamento, baseiam-se em livros sem começo e sem fim de autoria des­conhecida e com traduções duvidosas, como eu disse em um outro post criam a própria realidade completando a esmo as lacunas que faltam.
A missão de Neo é salvar a raça humana da escravidão involuntária à inteligência artificial. Sócrates também tem uma missão, uma missão do deus Apolo, que fora passada pelo oráculo de Delfos a seu amigo Cirapião. Sua missão, caso ele a acei­tasse, seria "despertar" o povo de sua cidade natal, Atenas.
Sócrates tinha o hábito de fazer perguntas aos concidadãos; pergun­tas geralmente diretas c simples, cujas respostas eram elusivas. Como um habilidoso entrevistador, Sócrates lançava as perguntas seguintes, mais difíceis e inquisitivas, que acabavam expondo a ignorância das pessoas interrogadas.
Apesar de seu estilo conversacional geralmente considerado arrogante, Sócrates era totalmente humilde a respeito de seu conhecimento. "Ele afir­mava ser ignorante e não onisciente, com seu mantra eu nada sei". Por que um sujeito que nada sabe questiona todo mundo de maneira tão intensa? Como Neo, a excelente aventura de Sócrates é inflamada pelas palavras de um oráculo e um certo discernimento sobre a natureza do conhecimento e da sabedoria.O autoeonhecimento é a chave sem a qual não podemos destrancar nenhum outro conhecimento que valha a pena ter. Esse é um tema impor­tante não só para Sócrates e Matrix, mas também para qualquer filme filo­sófico extraordinário. 0 Clube da Luta apresenta a questão aparentemente adolescente: ''Quanto você pode saber sobre si próprio se nunca entrou numa luta?" Vemos, porém, no desenrolar da trama e da "luta", que essa não é uma pergunta idiota, baseada meramente em testosterona. Adquiri­mos o autoeonhecimento com muito esforço e luta. Hollywood e Atenas concordam: a vida não examinada não vale a pena ser vivida.








Sempre tive você neste quarto negro, meu dragão querido; Sempre vigilante guarda meu sono mas no fim não pode nada mudar.
Quanta coisa presenciou, sempre quieto encostado nesta parede? Zela meu sono protege meu corpo, mas essa doença que vem da mente é que me faz lutar.Já te chamaram de cavalo marinho; talvez então possa me ensinar como sobreviver a este mergulho tortuoso e profundo, essa pressão no peito esmaga meus ossos me instigando a voltar para cima, são milhares de quilos de agua me torturando, com o tempo a garganta começa a queimar um voz fala baixinho em meus ouvidos “vá em busca de ar” e isso me faz querer voltar a tona, para aquele mundo dissimulado e falso aonde uma única semana mostrou o resto de uma vida, comum e traiçoeira sem personalidade ou pureza! Sinto que devo gritar antes de me debater e acabar voltando lá pra cima, assim me preparo para encher a garganta de água fria, mas antes disso olho para os lados quem sabe assim uma sereia sincera nade em meu socorro, e que ela faça esta escolha desde o inicio! Assim poderemos ir ate o fim juntos seja para cima ou para o fundo
.

Nenhum comentário:

Site Meter