quinta-feira, 22 de abril de 2010

Zen problema...


Sei que pode parecer estranho, principalmente pra mim que a apenas alguns dias atras acabei de fazer uma viagem para Las Vegas um lugar de luxúria e superficialidade mas não me julguem, ja tive todo o julgamento que tal viagem poderia ensejar.Mas estou aqui para falar da próxima, será pra algum lugar místico, caminho de santiago é o que mais me apetece hoje em dia, mas conhecer um templo budista e ter a chance de praticar o Zen é algo que me da agua na boca. Segundo Sócrates aquele que foi considerado o homem mais sabio que existiu, o "simples" saber que nada sabia, garantiu um posto na eternidade para ele, porem seu segundo axioma era que: não sabendo nada o que deveria se fazer era tentar conhecer a si mesmo, claro que depois disso todo mundo diz que se conhece, eu faço algumas perguntas e digo que talvez isso não seja verdade. Quantas linhas existem em sua mão? quantos sinais existem em todo o seu corpo, quantos tempo voce consegue ficar sem falar, quanto tempo voce consegue ficar sem comer, beber ou mesmo respirar? Quanto desprezo voce é capaz de aguentar? Nossa, tem muita coisa que a gente não tem a mínima idéia e o louco é que estamos falando de nos mesmos. Meu medo do Zen é que no silencio de nossa mente esta o segredo do auto-conhecimento, mas minha mente é complicada tentar ficar horas com a mente "vazia" apenas contanto a própria respiração ou tentando decifrar um problema dado pelo mestre que não tem solução é um tanto caótico pra mim, outra coisa é saber que na promessa de meu fracasso, certo que irei questionar a capacidade e qualificações do "mestre" afinal quem não gosta de justificar muitas coisas com o velho ditado "não existe mau aluno, existe mau professor!". Mas o contrario seria tão bem vindo, um mínimo de iluminação, uma luzinha de led que seja, e eu ja estaria nas nuvens quanta coisa eu gostaria de silenciar e quanta coisa limpar, quanta coisa esquecer.

Nenhum comentário:

Site Meter